Repentista Solidanense Milene Augusto participará da Flip no Rio de Janeiro

Mulheres repentistas do Sertão participam da Flip, que acontece no Rio de Janeiro. O grupo de oito jovens repentistas embarca nesta quarta-feira (23).

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, um grupo formado por oito jovens repentistas, de cinco cidades do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, embarcam nesta quarta-feira (23) rumo à 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece no Rio de Janeiro.

Essa é a primeira vez que o projeto “Mulheres de Repente”, composto pelas glosadora e idealizadora do grupo, Luna Vitrolira; juntamente com as poetisas Elenilda Amaral, 35, (Afogados da Ingazeira); Francisca Araújo, 27,(Iguaracy); Milene Augusto, 20, (Solidão); e Thaynnara Queiróz, 30, (Afogados da Ingazeira); e Dayane Rocha, 26 (Brejinho de Tabira); participam do evento. Também reforçam o time, as produtoras do projeto, da cidade do Recife, Taciana Enes, 41, e Vick Vitoria, 61.

Durante os dias 25, 26 e 27, as jovens realizam apresentação da Mesa de Glosas, uma das importantes modalidades poéticas da tradição do improviso que representa a riqueza e a diversidade do sistema literário popular nordestino, presente, principalmente, na identidade cultural das cidades da região do Sertão do Pajeú, interior de Pernambuco.

A proposta da atividade é transmitir, para os participantes da FLIP, uma vivência imersiva e prática da cultura literária pernambucana, como construção de poesias e versos a partir do olhar para fatos, experiências e vivências do dia a dia das mulheres. O espaço também tem como objetivo contribuir para o incentivo ao intercâmbio cultural entre artistas do Nordeste e do Sul do Brasil.

Fonte: Funcultura/S1Noticias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.