O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que será candidato nas eleições de 2022. A declaração foi publicada em entrevista exclusiva à revista francesa Paris Match nesta quinta-feira (20 de maio de 2021). “Não hesitarei”, afirmou.

“Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial”, argumentou. Lula ressaltou, ainda, que deve se opor a Bolsonaro no pleito do próximo ano e voltou a dizer que foi vítima de uma conspiração para que não fosse eleito em 2018.

“Em meu primeiro depoimento, disse ao juiz (Sérgio) Moro: ‘Você está condenado a me condenar porque a mentira foi longe demais e você não tem como voltar atrás’. Na verdade, essa mentira envolveu um juiz, promotores e a grande mídia do país, que me condenaram antes mesmo de eu ser julgado. O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições”, defendeu.

Cenário

Apesar de essa confirmação de Lula da intenção de voltar à presidência desde que a condenação na Lava Jato foi anulada, a agenda de reuniões do político vinha dando indicativos de articulação eleitoral. No início de maio, por exemplo, ele esteve em Brasília por quatro dias e se encontrou com representantes de diferentes legendas do centro e da esquerda. Logo depois, a passagem foi vista como “um sucesso” pelo ex-presidente.

Além disso, ele conta com vantagem em pesquisas recentes de opinião pública. No último dia 12, um levantamento do Instituto Datafolha apontou que o petista aparece na frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas intenções de votos para 2022. O ex-presidente também aparece na frente de nomes como Moro e João Dória (PSDB) em um possível segundo turno. A informação repercutiu no Palácio do Planalto. Dois dias depois que ela foi divulgada, Bolsonaro declarou que se Lula for reeleito “nunca mais vai sair”. (Diário de Pernambuco)

About The Author

Dena Santos

Related Posts