Síndrome de Patau: Entenda doença de filho de Zé Vaqueiro, que morreu aos 11 meses

O filho do cantor Zé Vaqueiro com a empresária Ingra Soares morreu, aos 11 meses, em decorrência de uma síndrome rara e grave que gera várias consequências para os bebês. A morte do pequeno Arthur, que permaneceu internado desde que nasceu, em julho de 2023, foi anunciada na madrugada desta terça-feira (09 de julho), no Instagram do pai.

Arthur foi diagnosticado com a síndrome da trissomia do cromossomo 13, conhecida como Síndrome de Patau. A doença pode ser notada por médicos até mesmo antes do nascimento do recém-nascido, por meio do ultrassom ou exames de sangue na mãe.

O que é 

A Síndrome de Patau, segundo o Manual MSD, “é uma doença  cromossômica causada pela existência de um cromossomo 13 a mais, que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas”.

Não há cura para essa condição, e os bebês diagnosticados com a síndrome geralmente apresentam defeitos graves no cérebro, olhos, face e problemas cardíacos.

A trissomia 13 é uma síndrome rara, que afeta 2 em cada 10.000 gestações. O cromossomo extra geralmente vem da mãe, e o risco aumenta quando a mulher engravida mais velha. Ingra, mãe de Arthur, tem 32 anos e outros dois filhos.

Consequências físicas

Cerca de 80% dos bebês que nascem com a condição têm problemas cardíacos. Além disso, o cérebro dessas crianças não se desenvolve de maneira adequada.

Anomalias faciais, como lábio leporino, olhos pequenos e defeitos nas íris, também podem ser consequências da trissomia.

Arthur, filho do cantor Zé Vaqueiro, ficou internado por 10 meses, chegou a receber alta no último mês, mas depois de um dia precisou voltar ao hospital. A morte do bebê gera grande comoção na internet.