TCE-PE Divulga Relatório de ICCPE: Solidão se Destaca no Sertão do Pajeú

TCE-PE Divulga Relatório de ICCPE: Solidão se Destaca no Sertão do Pajeú

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou recentemente o relatório 2023 do Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCPE), fornecendo uma visão detalhada da situação contábil dos municípios pernambucanos. No Sertão do Pajeú, nove cidades alcançaram o nível aceitável, e Solidão se destaca como uma delas.

O ICCPE é uma ferramenta bianual que avalia a adequação da estrutura e a confiabilidade das informações nos demonstrativos contábeis enviados pelas prefeituras. Esse processo é fundamental para melhorar a qualidade dos dados fornecidos e aumentar a transparência na gestão pública.

Para cada prestação de contas, calcula-se um índice, que varia entre 0 e 385 pontos. De acordo com o valor obtido, os municípios foram enquadrados em cinco níveis, conforme a seguir que compara os resultados de 2021: Desejado; Aceitável; Moderado; Insuficiente; Crítico.

Dos dezessete municípios do Sertão do Pajeú, nove alcançaram o nível aceitável, incluindo Solidão. Esse resultado demonstra o compromisso e a eficácia da gestão municipal em manter uma contabilidade transparente e confiável, garantindo uma administração responsável e eficiente dos recursos públicos.

O relatório também revelou que houve um aumento significativo no número de cidades classificadas como aceitáveis em comparação com o período anterior. Esse progresso é um indicativo positivo do desenvolvimento contínuo das práticas de contabilidade e transparência nos municípios pernambucanos.

O esforço conjunto das autoridades e dos funcionários municipais em Solidão contribuiu para alcançar esse resultado louvável. O reconhecimento do TCE-PE é um testemunho do comprometimento de Solidão em promover uma gestão pública eficiente e responsável.

Solidão continua a ser um exemplo a ser seguido na região, e o sucesso alcançado no ICCPE é um reflexo do trabalho árduo e dedicação de todos os envolvidos na administração municipal. Este é um passo importante para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade de Solidão e de todo o Sertão do Pajeú.

Municípios

Dos dezessete municípios do Sertão do Pajeú, nove atingiram o nível aceitável: Calumbi, Carnaíba, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo. E oito cidades atingiram o nível moderado: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha e Tuparetama.