O uso das máscaras descartáveis em Pernambuco não é mais obrigatório em vias públicas, a partir desta segunda-feira (19). A decisão foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (16).

A pasta informou que a definição acontece após a análise do cenário epidemiológico da covid-19, que aponta a manutenção sustentada de queda nos indicadores da doença, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratório no Estado.

“Aqui em Pernambuco nessa longa jornada de mais de dois anos de pandemia, temos nos guiado pela ciência e contra o negacionismo. Esta medida que anunciamos hoje é fruto, essencialmente, do avanço da vacinação, que tem trazido os indicadores da doença para patamares de controle”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

USO DE MÁSCARA AINDA É OBRIGATÓRIO UNIDADES DE SAÚDE

Agora, o uso de máscaras só permanece obrigatório em Pernambuco em hospitais e serviços de saúde.

Em todas as turmas e grupos escolares das unidades de ensino públicos e privados de Pernambuco, o uso está liberado. Nos transporte público e nas farmácias o uso do item de proteção é facultativo

“Também reforço que, mesmo com essa desobrigação, o uso de máscara ainda é fortemente recomendável para pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e os idosos que ainda não tomaram todas as quatro doses da vacina”, concluiu Longo.

Related Posts