Após o suposto ato de vandalismo a redação recebeu diversas denúncias da ação, e ao fazer uma rápida investigação descobrimos o que de fato ocorreu. Confira…
Na manhã desta sexta-feira (23 de agosto de 2019), um vídeo contendo imagens de várias imagens de santos quebrados no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (Gruta), foi divulgado em grupos e mídias sociais, como vazamento de vandalismo ao santuário.
Após a divulgação do suposto ato de vandalismo a redação do S1 Notícias recebeu diversas denúncias da ação. Ao fazer uma rápida investigação descobrimos que tudo não passava de uma notícia falsa (fake News).
Em conato com o site a leitora Keliane Mendes nos informou que ontem (22), por volta das 16:30 hs, ao fazer sua caminha nas escadarias de acesso ao cristo, soube que um comerciante de imagens de Santos, colocou, diversas imagens embaixo na gruta, umas quebradas e outras em perfeito estado.
Na madrugada de hoje alguém, filmou as imagens colocando nas redes sociais como ato de vandalismo na gruta e a notícia se espalhou rapidamente.
A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes informou que diariamente várias pessoas deixam no santuário diversas imagens quebradas e em perfeito estado para que a igreja recolha. A igreja recolhe as imagens bem como as promessas deixas pelos fiéis diariamente.
Segundo informações o usuário que gravou e divulgou as imagens tinha conhecimento da ação do comerciante bem como a recolha das imagens. Não sabemos o motivo do mesmo para promover a notícia… mas o site está a disposição para ouvi-lo(a).
Ainda hoje com a divulgação o site recebeu outras denúncias de vandalismos, porém são casos isolados praticados em outras ocasiões. Em breve traremos mais informações dos casos isolados.