O dia do programador é comemorado no dia 13 de setembro. Em alguns lugares, esse dia é também um feriado. Este artigo conta a história do dia do programador ao redor do mundo.

Dia 13 de setembro é dia do programador. Feriado na Rússia, a comemoração chegou aos outros países para valorizar a profissão. No 256º dia de todo ano, é comemorado o dia do programador. A data foi instituída inicialmente na Rússia, onde, no ano de 2002, o funcionário de uma empresa de webdesign Valentin Balt, reuniu assinaturas para reivindicar ao governo a reconhecer a data como dia do programador.

Demorou um pouquinho para ser oficializada. Mas em 2009, o então presidente russo Dmitry Medvedev homologou o dia do programador.

A profissão de programador

A profissão de programador é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Pode ser por serem uma peça-chave para o desenvolvimento das empresas, principalmente no momento de grandes mudanças digitais pelas quais passamos.

As funções de um desenvolvedor estão no ramo da tecnologia da informação. Em poucas palavras, um programador fica responsável por escrever códigos e roteiros em linguagem de programação.

Esses comandos são, na verdade, uma série de ações e automatizações, ou o que chamamos de software. Esses programas de computador podem, por exemplo, substituir e acelerar processos de um caixa, controle de estoque, contatos com clientes, etc.

Além disso, geralmente são profissionais em constante atualização. Dessa forma, sempre buscam maneiras de melhorar os processos do dia-a-dia seja no mundo dos negócios, seja em nossas vidas pessoais.

13 de setembro: Dia do Programador

Conclusão

Embora a data não seja feriado aqui no Brasil, é inegável o quanto esse profissional é essencial nas nossas vidas, não é mesmo? Afinal, seja em um site, em um sistema ou em um aplicativo, há sempre um programador envolvido no desenvolvimento.

Por isso, parabéns, programadores e programadoras!

About The Author

Dena Santos

Related Posts