O Dia do Biólogo é comemorado anualmente em 3 de setembro no Brasil. Esta data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções etc. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.

Origem do Dia do Biólogo

Este dia corresponde à data da regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, através do decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

O que um biólogo faz?

O profissional de biologia pode trabalhar no ensino ou em pesquisa científica. Há várias áreas para escolher: ambiental, biotecnologia e saúde.

No ensino, o licenciado em Biologia pode dar aulas na educação básica (fundamental e médio). No meio ambiente, o biólogo pode trabalhar na preservação da fauna e da flora. Assim, pode estudar esses aspectos em locais onde seu serviço seja solicitado, emitindo pareceres e prestando consultoria sobre implementação de programas de preservação ambiental.

Na biotecnologia, o biólogo pode trabalhar no desenvolvimento de produtos. Nessa área, o profissional realiza pesquisas com o auxílio dos diversos tipos de equipamentos de laboratório que dispõe e fornece os resultados de pesquisa aos interessados.

Na saúde, o biólogo pode atuar na elaboração de políticas de saúde com o intuito de conscientizar a população e, assim, auxiliar no controle de algumas epidemias e doenças. Além do que há a área da pesquisa genética.

Como posso ser biólogo?

Se você quer seguir essa carreira, várias instituições brasileiras, privadas e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem o curso de Biologia, que tem a duração de quatro anos.

Depois de concluir o curso, é preciso se cadastrar no Conselho Regional de Biologia (CRBio) da região que reside. Quem quiser seguir carreira na área educacional, precisa optar pela licenciatura, modalidade cujo currículo contempla disciplinas específicas na formação de professores.

Símbolo do Biólogo

3 de setembro - Dia do Biólogo

O símbolo da Biologia representa a vida, pois ele traz a ideia de um espermatozoide fecundando um óvulo dentro do nosso planeta – o círculo azul que enquadra as folhas e o espiral.

About The Author

Dena Santos

Related Posts