Pernambuco totaliza 14 casos da variante Delta

Pernambuco totaliza 14 casos da variante Delta

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta quinta-feira (02) que, das 89 amostras sequenciadas, 4 apresentaram a variante Delta, o que representa 4,5% dos resultados. As amostras foram de pacientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). As coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 25 de julho e 18 de agosto e foram realizadas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). 

Entre os 4 casos da variante Delta, 2 foram em pessoas do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades entre 24 e 34 anos. Todos os pacientes foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos. Com isso, até agora, o Estado totaliza 14 pernambucanos infectados por essa linhagem.

O resultado aponta que a variante Gama, também conhecida como P.1, é predominante no Estado, ratificando mais uma vez a sua prevalência no território pernambucano. Dentre os 89 genomas, 85 (94,5%) foram identificados como da linhagem Gama ou suas sublinhagens.