Campanha nacional de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira

Campanha nacional de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (10), a Campanha nacional de vacinação contra sarampo tem início nos postos de saúde. Na primeira fase, o foco é o público de 5 a 19 anos que ainda não foi vacinado e necessita tomar a primeira dose da tríplice viral. De acordo com o secretário de saúde do estado, Jaílson Correia, 150 postos em todo o Recife estão prontos para atender à população de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h.  

“Nós temos o objetivo de atender em média 300 mil pessoas. Para aqueles que não tomaram a vacina na infância, eles devem ir a um posto de saúde e colocar a vacina em dia. É uma doença comum, mas que pode acarretar a morte”.

Para as pessoas que perderam o cartão de vacinação e não sabem se já tomaram a dose da tríplice viral, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) aconselha que os indivíduos se direcionem à unidade de saúde e tome a vacina por precaução. Ana Catarina, superintendente de imunização do estado, lembra que mulheres grávidas e pessoas com hipersensibilidade não devem tomar a vacina.

“O Dia D da campanha será neste sábado (15), mas a população já pode vir para os postos e se previnir. A vacina é ofertada desde 2004 e faz parte do calendário de vacinação desde a infância”.