Eleitor pode treinar o voto na urna com simulador de votação; saiba como

Eleitor pode treinar o voto na urna com simulador de votação; saiba como

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu site um simulador de votação na urna eletrônica para as eleições 2022. Através dessa ferramenta, os eleitores podem treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna.

O simulador foi criado pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2014 com a intenção de ajudar os eleitores a ter mais familiaridade com a urna eletrônica e, consequentemente, reduzir o tempo de votação. Evitando, assim, as longas filas nas seções eleitorais.

Assim como foi definido pelo Congresso Nacional, o simulador do TSE disponibiliza a mesma ordem de votação: o primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (quatro dígitos). Em seguida, deputado estadual (cinco dígitos); para senador (três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).

No simulador os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.

Novidades do simulador

Esse ano o simulador traz novidades em termos de acessibilidade, como inclusão da intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; e de confirmação adicional para o voto de legenda. Além disso, a ferramenta teve uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.

Treinar possibilidades de votos

Uma outra proposta do TSE ao criar o simulador virtual é para que os eleitores explorem as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.

O voto de legenda é aquele modelo em que o eleitor digita na urna apenas os dois números que identificam o partido, não manifestando sua vontade por um candidato específico, mas por qualquer dos candidatos do partido em que tenha votado.