Pernambucanos terão conta de luz mais cara no fim deste mês de abril

Pernambucanos terão conta de luz mais cara no fim deste mês de abril

Como nada sai de graça, a conta do setor elétrico vai chegar até o fim deste mês ao bolso dos pernambucanos. A partir do próximo dia 29 de abril entrará em vigor a nova tarifa de energia elétrica, com aplicação do Reajuste Tarifário Anual, cuja proposta ainda será analisada pela Aneel – com previsão para a próxima reunião do dia 26. Embora não tenha ainda homologado o reajuste em Pernambuco, o que passou em outros estados nordestinos, inclusive os atendidos por empresas pertencentes à Neoenergia, traz um alerta pelo patamar na casa dos 20%.

De acordo com a própria Aneel, as distribuidoras não são mais obrigadas a enviar pleito de reajuste à agência reguladora, o que impede o conhecimento prévio da proposta tarifária. Mas a julgar pelas tarifas já aprovadas, na próxima semana o impacto também deverá ser grande no Estado.

Na última reunião extraordinária da diretoria da Aneel, realizada nessa terça-feira (19), para se ter uma ideia, nos estados onde atua a Neoenergia, Rio Grande do Norte e Bahia, as altas foram de, respectivamente, 20,55% e 21,35% para os consumidores residenciais. A justificativa foram os encargos setoriais e os custos de distribuição e de aquisição de energia, que puxaram para cima a correção.

Em Pernambuco, no ano de 2021, a Neoenergia teve reajuste tarifário médio de 8,99%, sendo 7,46% o percentual aplicado aos consumidores residenciais de baixa tensão. Um aumento na casa dos 20% representaria uma elevação quase três vezes maior do que fora registrado no ano anterior.

Ainda em 2021, documentos internos da Aneel já apontavam que em 2022 a alta das tarifas cobradas pelas distribuidoras seria na ordem de 21,04%, “avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica”. (JC)