Sono causa efeitos iguais aos do álcool no cérebro
Sono causa efeitos iguais aos do álcool no cérebro

Sono causa efeitos iguais aos do álcool no cérebro Insônia traz problemas que podem ser comparados à embriaguez. O sono prejudica células e impulsos nervosos. Entenda.

A insônia deixava as células do cérebro e a comunicação entre os neurônios mais lentas – Foto: Reprodução
A insônia deixava as células do cérebro e a comunicação entre os neurônios mais lentas – Foto: Reprodução

Apenas uma noite mal dormida já é capaz de gerar efeitos que duram o dia todo, como estresse, dor de cabeça e cansaço. Um estudo publicado no periódico científico Nature descobriu também que os problemas causados pelos problemas do sono podem ser comparados à embriaguez. Entenda:

Sono e embriaguez causam efeitos parecidos

A pesquisa realizada por cientistas de universidades norte-americanas e israelenses analisou 12 pessoas com epilepsia, condição caracterizada por distúrbios cerebrais que causam convulsões.

Cada uma teve a frequência e origem de suas convulsões registradas por eletrodos no cérebro. Ainda por cima, os participantes foram privados de sono, o que induziu mais convulsões.

Então, a amostragem foi submetida a uma tarefa de categorização de imagens enquanto os cientistas avaliavam a atividade do lobo temporal, que é a estrutura responsável pelo gerenciamento de memória e reconhecimento visual. Além disso, os pacientes passaram por uma noite de privação completa de sono com o intuito de engatar um episódio convulsivo.

Sono prejudica células e impulsos nervosos

Ainda são necessários novos estudos para confirmar a tese – Foto: Reprodução
Ainda são necessários novos estudos para confirmar a tese – Foto: Reprodução

Como resultado, foi notado que a tarefa se tornava mais difícil conforme o cansaço e o sono avançavam.

A análise da atividade cerebral mostrou que a insônia deixava as células do cérebro e a comunicação entre os neurônios mais lentas, prejudicando a codificação de informações e o processamento de estímulos da visão em quadro parecido com os dos efeito do álcool sobre o cérebro.

Regiões do cérebro se desligam

Também foi constatado que algumas regiões do cérebro ficam inativas mesmo com a pessoa acordada, o que causa lapsos mentais que prejudicam as atividades rotineiras.

Ainda são necessários novos estudos para confirmar a tese de que o sono é semelhante aos efeitos do álcool e ainda determinar se as alterações são tão perigosas quanto, como no caso de um motorista embriagado e de um sonolento.