Em tempos de coronavírus e quarentena, precisamos ter cuidado redobrado com a nossa saúde mental. Lembre-se: é importante ter uma alimentação saudável, o corpo saudável (exercícios físicos) e a mente saudável. Esse equilíbrio é fundamental para a nossa saúde. Não é hora de pânico. Por isso, respire bem fundo e acompanhe a seguir as 5 dicas para cuidarmos da mente neste momento. Entrevistamos a psicóloga Luciana Voos, que destaca as seguintes dicas:

Dicas para cuidar da cabeça no confinamento

Muita coisa na cabeça? Evite o excesso de informações; procure se informar mas veja os noticiários com cautela. É importante cuidarmos dos nossos pensamentos e buscarmos informações necessárias e de credibilidade. Com discernimento. Fuja de fake news. E evite pensar em excesso sobre o coronavírus para não gerar crises de ansiedade.

Relaxar com criatividade: Descubra novas formas de relaxar e se distrair. Pode ser uma grande oportunidade para testar novas formas de relaxar, mais terapêuticas e saudáveis. Exemplos saudáveis: pintar, desenhar, escrever, ler, atividades manuais, organizar, estudar uma nova língua, fazer artesanato, cantar, costurar.

Cuidado com as ações: Muitas vezes pensamos positivamente, mas agimos influenciados por medos ou maus hábitos. Quantas vezes vamos nos exercitar mesmo estando com preguiça ou desanimados? Mantenha ações positivas. Otimismo!

Cuidado com os sentimentos: Sentir-se aflito, ansioso é natural num momento deste. Não adianta tentar controlar/forçar os sentimentos. Precisamos acolher, reconhecê-los e transformá-los. Alguns podemos fazer mais rápido, outros levam tempo até amadurecer. Não se cobre de ficar bem o tempo todo.

Coração: Por fim, estamos longe dos olhos mas dentro do coração! Aproveite a tecnologia e interaja com entes queridos e não deixe de buscar ajuda psicológica. O cuidado com a saúde mental é semelhante à saúde física: precisamos cuidar todos os dias e quando não sabemos como fazê-lo, buscamos ajuda profissional.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts