Nos dias quentes, nós até tentamos fugir, mas evitar a transpiração é praticamente impossível. Isso quando não surgem aquelas manchas desagradáveis debaixo dos braços, marcando a roupa colorida. Para evitar esse tipo de problema, é importante saber como tirar cheiro de suor, seja durante o dia ou na pré-lavagem.

O melhor de tudo é que existem dicas simples e desenvolvidas com o que você já tem na sua casa, sem precisar gastar com produtos específicos e caros. Todas as opções são naturais e não prejudicam a textura e coloração da peça.

Fórmulas caseiras de como tirar cheiro de suor

Bicarbonato + água

As fibras sintéticas costumam reter o cheiro de suor. Por isso, depois de  lavar suas roupas como de costume, mergulhe-as numa solução de água com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e pendure-as no varal.

Limão + água

Basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água. Quando estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Só não misture peças brancas com as coloridas.

Vinagre + água 

Misture meio copo de vinagre branco com meio copo de água e aplique em cima das manchas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem na hora de lavar.

Vinagre de vinho branco

Se a roupa que você usou hoje está com um pouco de cheiro de suor, mas você precisa usá-la no dia seguinte novamente, o truque é borrifar vinagre de vinho branco no local. Depois é só pendurar a peça em um local ventilado e deixar secar bem.

Roupas de academia

Não tem jeito, as peças que utilizamos para fazer exercícios físicos precisam ser lavadas o quanto antes para evitar que o cheiro de suor impregne nas fibras. Por isso, assim que chegar em casa, já coloque a roupa de molho em água e vinagre.

Tirando manchas leves 

Passe o sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido, deixando agir por algum tempo, e lave normalmente. Outra dica é lavar a peça com água morna e detergente. Se for recente, aplique uma solução de amoníaco (1 colher de sopa para 1 litro de água) e enxágue em água.

Tirando manchas mais graves

Passe o sabão seco no local e coloque ao sol. Depois, lave normalmente. Manchas antigas devem ser lavadas com um pouco de vinagre branco e depois com água. Se estiverem muito amarelas, as manchas podem sair com uma solução de ácido oxálico.

Roupas de lã

Derrame sobre as manchas uma mistura de água fervente com um pouquinho de amoníaco. Depois, lave normalmente.

Dica bônus: não coloque as roupas com cheiro de suor no mesmo cesto que as roupas que não têm odor.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts