FaceApp é seguro? Saiba como proteger sua privacidade!

FaceApp é seguro? Saiba como proteger sua privacidade!

Durante o final de semana, as redes sociais ficaram tomadas por fotos de pessoas com o gênero oposto. Famosos e anônimos caíram novamente nas graças do FaceApp, aplicativo que já tinha feito sucesso em 2019. 

Em julho do ano passado, o FaceApp fez sucesso transformando as pessoas em suas versões mais velhas. Na ocasião, porém, foi descoberto que o aplicativo coletava dados dos usuários em excesso, trazendo riscos de privacidade e segurança digital. 

O aplicativo que ficou no topo das listas dos mais baixados voltou a fazer sucesso transformando as pessoas em suas versões no gênero oposto. Embora o FaceApp tenha mudado o motivo do seu sucesso, sua política de privacidade não teve muitas alterações, e a aplicação continua representando um risco a quem a usa. 

O FaceApp em 2019

Ainda em 2019, o FaceApp foi considerado inseguro porque seus termos de uso eram muito vagos, dando brechas para que os dados dos usuários fossem utilizados de forma abusiva pela empresa russa Wireless Lab, desenvolvedora do aplicativo. 

Na ocasião, diversos especialistas de segurança consideraram o aplicativo inseguro em relação à privacidade dos usuários. O FaceApp foi alvo de investigação do FBI e, aqui no Brasil, Google e Apple levaram uma multa do Procon-SP por manterem o aplicativo em suas lojas oficiais.

Quais dados o FaceApp coleta

Hoje, a política de privacidade do FaceApp continua vaga, e a empresa ainda coleta diversos dados dos usuários. Além das fotos fornecidas para fazer a brincadeira, o aplicativo também coleta dados como informações de redes sociais (caso o usuário faça login com alguma delas), informações do dispositivo (como IP, modelo e sistema operacional) e informações de atividades online, como os sites que você visita.

Mas calma, existe uma maneira de pedir que o aplicativo remova seus dados do seu sistema. Quem ensinou a fazer isso foi o próprio fundador do FaceApp, Yaroslav Goncharov, em 2019, para o site TechCrunch. Se estiver inseguro, basta entrar na aba de “Configurações” do aplicativo, clicar em “Suporte”, selecionar “Reportar erros e enviar logs” e fazer sua solicitação, de preferência, em inglês, como ensinamos a seguir:

Reportando ao suporte do FaceApp – Foto: Reprodução
Reportando ao suporte do FaceApp – Foto: Reprodução

O aplicativo faz é o que muitos outros fazem: colhe dados pessoais dos usuários. E o que isso significa na prática? Bom, há desde os Apps conhecidos como “espiões”, que podem repassar suas informações a terceiros assim que instalados, até aqueles que, menos perigosos, roubam dados através de permissões invasivas e internas que damos a eles. Na dúvida, é melhor não usar. Se tiver se rendido à brincadeira e usado, não se desespere e envie um e-mail para o suporte do aplicativo para que seus dados sejam apagados do sistema o quanto antes. Pode ser um processo demorado, mas que vale a iniciativa.

About The Author

João Santos

Related Posts