Coronavírus causa redução de poluição impressionante na china

Coronavírus causa redução de poluição impressionante na china

Os níveis de poluição na China apresentaram um declínio significativo entre os meses de janeiro e fevereiro, que teria relação com a desaceleração econômica causada pelo surto do coronavírus no país, de acordo com a NASA. Imagens de satélite divulgadas pela agência espacial americana mostram níveis decrescentes de dióxido de nitrogênio desde o início do ano, que começaram na região de Wuhan e se espalharam por todo o país. Este gás é emitido por usinas de energia, veículos a combustão e instalações industriais, e pode causar problemas respiratórios.

Segundo a NASA, a diminuição dos níveis de poluição do ar coincidiu com as restrições impostas às atividades industriais e de transportes, como medida para evitar a propagação do coronavírus, que já matou mais de 3 mil pessoas em todo o mundo, das quais 2,9 mil na China.

Coronavírus causa redução de poluição impressionante na china

Normalmente, os níveis de poluição diminuem quando as fábricas fecham durante as celebrações do ano-novo chinês, mas não tanto como agora. O pesquisador de qualidade do ar da agência Fei Liu falou sobre os dados registrados: “É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico”, disse ele ao site da agência.

Comparação com anos anteriores

A NASA realiza a medição da poluição provocada pelo dióxido de nitrogênio globalmente desde 2004 e conforme a agência, os valores referentes ao início de 2020 são significativamente mais baixos (de 10% a 30%) na China do que o normalmente observado nesta mesma época, em anos anteriores.

Em 2008, por exemplo, também houve uma redução significativa durante os Jogos Olímpicos de Pequim, mas o fenômeno ocorreu somente nas proximidades da cidade e os níveis do poluente voltaram a aumentar assim que o evento se encerrou.

Ainda de acordo com Liu, “este ano a taxa de redução é mais significativa do que nos anos anteriores e durou mais”, em parte por causa do coronavírus.