Pernambuco recebe 687 doses de vacinas contra mpox: veja quem poderá ser imunizado

Pernambuco recebe 687 doses de vacinas contra mpox: veja quem poderá ser imunizado

Pernambuco recebeu 687 doses de vacinas contra a varíola, ocasionada pelo vírus monkeypox (Mpox). O primeiro lote chegou nesta última terça-feira (14), mas o governo ainda não sabe quando começarão a ser aplicadas. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, estão destinadas apenas para grupos prioritários, sendo aplicadas em pré-exposição e pós-exposição   

VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO

Os grupos prioritários são as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos, e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

PÓS-EXPOSIÇÃO

Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doses das vacinas são indicadas para uso em profilaxia pré e pós-exposição ao vírus, em duas doses com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre uma e outra. Pessoas com diagnóstico para a doença e/ou com lesões suspeitas não poderão receber a dose do imunizante. 

A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em agosto de 2022, somente para uso emergencial, afim de bloquear a transmissão da doença entre as pessoas em situações já definidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunobiológico não é recomendado para o uso da população em massa. Conforme as recomendações do comunicado do Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Mpox, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), as doses das vacinas serão encaminhadas para os municípios em conformidade a pessoas pertencentes aos grupos elegíveis.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Pernambuco, até 14 de março de 2023, foram notificados 2.143 casos suspeitos da monkeypox. Deste quantitativo, 341 foram confirmados para a doença, sendo 1.228 casos descartados e 574 ocorrências seguem em investigação. Os 341 dados confirmados estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: 0-9 (12); 10-19 (19); 20 a 19 (101); 30-39 (122); 40-49 (60); 50-59 (19); 60 e mais (8). Até o momento não há óbitos confirmados para a doença em Pernambuco.