Quais são os esportes mais populares no Brasil?

Não é muito difícil afirmar que o futebol é o esporte mais popular no Brasil. No entanto, outros esportes estão ganhando terreno e torcedores. O futebol é uma paixão nacional, mas hoje em dia, para muitas pessoas, não é o único.

india.com

Jogos de bola

Futsal e Beach Soccer: Ambos Futsal e Beach Soccer – conhecido como Futebol de Areia – são variações do esporte mais popular do país, e foram criadas no Brasil. O primeiro refere-se ao futebol de salão, onde cada equipe tem apenas cinco jogadores e o campo de jogo é menor do que um regular. É muito popular entre os jovens estudantes, uma vez que é mais fácil encontrar uma quadra do que um campo de futebol disponíveis. A segunda é a versão de futebol jogado em um campo de areia. A abundância de praias também explica a popularidade deste esporte. Futebol: O futebol é o esporte favorito do Brasil, e de acordo com a CBF, existem quase 30 mil jogadores de futebol no Brasil, sem considerar aqueles que o praticam apenas por diversão. O Brasil é conhecido como o país de alguns dos jogadores mais talentosos do mundo, e é a única equipe nacional que ganhou cinco títulos da Copa do Mundo da FIFA. Por esse motivo, Brasil é o favorito para vencer a próxima Copa do Mundo, com 18.2% de chances na Betway em 17 de abril. Voleibol: Nenhum outro esporte pode igualar a popularidade do futebol, mas o voleibol é provavelmente aquele que se aproxima. Não só é o esporte mais praticado por adultos no país, mas também é um dos poucos esportes transmitidos regularmente por emissoras de TV, ao lado do futebol ou do MMA. Quando o Atlas do Esporte Brasileiro foi lançado em 2006, havia 15,3 milhões de praticantes no país, contando ambos os profissionais e amadores. Basketball: Brasil pode até ter um Basketball Hall of Famer – Oscar Schmidt, conhecido como “Mão Santa”, mas o pico de popularidade deste esporte está acontecendo agora com a contratação de jogadores brasileiros pela National Basketball Association (NBA), a difusão mais ampla deste esporte, e até mesmo a programação de jogos da NBA no Brasil. Ténis de Mesa: Dados do Atlas do Esporte Brasileiro apontaram que o Ténis de Mesa foi o terceiro esporte mais praticado no Brasil, perdendo apenas para o futebol e voleibol e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) afirma que existem actualmente 24 milhões de praticantes, incluindo amadores, com base no cálculo do número de mesas vendidas. Handebol: Handebol é um dos esportes mais ensinados nas escolas Brasileiras, ao lado de futebol e voleibol e os jogadores com mais potencial costumam deixar o Brasil para jogar no exterior, mas recentemente os bons resultados nos Jogos Olímpicos, por exemplo, têm levantado o interesse em torno desta modalidade.

fivb.org


Esportes de contato

Jiu-Jitsu Brasileiro: O Jiu-Jitsu Brasileiro é considerado a arte marcial mais praticada no país. Os Atlas 2006 do Esporte Brasileiro afirmam que mais de 2 milhões de pessoas praticando Jiu-Jitsu, que foi originalmente inventado como Judô no Japão. Sendo um esporte tão popular no país, muitos campeões nacionais e internacionais têm saido das academias locais. Capoeira: Mesmo que a Capoeira é reconhecida como um esporte, alguns afirmam que é também uma expressão cultural. Ela foi criada como uma derivação de danças e rituais desenvolvidos pelos escravos africanos durante o período colonial do Brasil. Mixed Martial Arts: Talvez um dos esportes que ganharam mais terreno recentemente, o MMA, foi beneficiado principalmente pelo sucesso do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Brasil. Devido ao sucesso de muitos lutadores brasileiros, como Anderson Silva e José Aldo, o número de adeptos cresceu de forma impressionante. Isso fez a UFC trazer vários eventos para o Brasil, e também proporcionou a criação de uma versão brasileira do reality show do UFC.

lowkickmma.com


Outros esportes

Surfing: Hoje em dia, há famosos surfistas profissionais brasileiros como Gabriel Medina, por exemplo, mas o Surfing é mais popular como um esporte amador. O Brasil tem várias praias adequadas para ele, e ele é um dos esportes extremos mais populares no país. Skateboarding: O Brasil é a terra natal de concorrentes famosos como Sandro Dias e Letícia Bufoni e hospeda torneios importantes, como os X Games ajudando a impulsionar a popularidade deste esporte. Corridas de carros: Este é um dos poucos esportes que é transmitido regularmente pelas emissoras de TV, juntamente com o voleibol e claro, do futebol. A modalidade mais popular é a Fórmula 1, graças a lenda de Ayrton Senna, mas outros tipos de corridas como Stock Car e Kart Racing estão ganhando terreno. Powerlifting: O Brasil sempre teve uma cultura de valorização pelo cuidado físico e o Powerlifting é apenas uma de suas modalidades, na qual constantemente gera campeões e competidores internacionais de alto nível.

surfer.com

Outros esportes estão se tornando cada vez mais populares por razões diferente e sem dúvida, a facilidade de assistir a qualquer coisa hoje em dia é um fator importante, especialmente desde que as emissoras estão agora a exibir competições internacionais de diversos esportes, e devido a os serviços de streaming.