vereadora Zirleide Monteiro

‘Castigo de Deus’: vereadora é investigada após ofender jovem deficiente

A Câmara de Municipal de Arcoverde, no interior de Pernambuco, abriu um procedimento de apuração e responsabilidade contra a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) após ela afirmar que uma mãe recebeu um “castigo de Deus” por ter um filho com deficiência. A declaração da parlamentar foi feita na última segunda-feira (30).

O que aconteceu

O presidente da Câmara, vereador Siqueirinha (Podemos), informou que a decisão foi tomada após reunião com o departamento jurídico da casa legislativa. O PTB decius expulsar a vereadora do partido

Os advogados da Câmara apresentaram um parecer sobre o procedimento para apurar a conduta da vereadora Zirleide Monteiro, afirmou Siqueirinha. “Também foi elaborada uma portaria com os trâmites iniciais para a apuração da responsabilidade. Buscamos dar maior celeridade ao caso”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.

O vereador explicou que será realizado um sorteio com o nome dos três parlamentares que irão compor a mesa diretora que vai analisar o processo. O sorteio será transmitido por meio de uma coletiva de imprensa, segundo o presidente da Câmara dos Vereadores de Arcoverde.

Entenda o caso

A declaração da vereadora foi feita após ela reclamar ter sido “vítima” de um meme feito por uma servidora da casa, mãe do jovem que foi vítima da fala preconceituosa. Segundo Zirleide, a servidora divulgou nas redes sociais o vídeo de uma queda dela na Câmara na semana passada.

“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus, ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar lá com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”. Zirleide Monteiro, vereadora durante sessão na Câmara…