Governo descarta horário de verão, mesmo com calor consumindo mais energia

Medida não é implantada no país desde 2019 e deve permanecer suspensa, mesmo com o consumo de energia em alta por causa do calor

O Ministério de Minas e Energia disse não haver necessidade de implementação do horário de verão no Brasil. Em nota divulgada no dia 22 de setembro, a pasta informou que no momento está descartada a possibilidade. O horário de verão que costumava vigorar entre outubro e fevereiro em parte dos estados, foi extinto em abril de 2019, no primeiro ano de mandato do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do Horário de Verão”, diz a nota do MME. No ano passado, logo após ser eleito, o presidente Lula utilizou as redes sociais para questionar a população sobre a volta do mecanismo. Ele abriu uma enquete e perguntou: “O que vocês acham da volta do horário de verão?” O “sim” teve 66,2% dos votos na enquete do presidente, contra 33,8% de pessoas contrárias ao horário de verão e que votaram “não”.

A decisão do governo ocorre mesmo com o aumento do consumo de energia provocado pela onda de calor no país, que está puxando o consumo para níveis recordes para o mês de setembro, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), enquanto o varejo vê dispararem as vendas de aparelhos de ar condicionado.

Na segunda semana do mês, por exemplo, a carga do sistema interligado nacional (SIN) bateu 73,5 mil MW (megawatts) médios, já um recorde para o mês de setembro – o maior valor anterior havia sido registrado na última semana de setembro de 2021: 71 mil MW médios. A previsão do ONS é que setembro feche com um consumo de energia de 75,2 mil MW (megawatts) médios, alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se confirmado, será o maior valor já registrado para o mês, de acordo com dados históricos do operador.

QUEM CRIOU O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, com o intuito de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano.