Novo golpe do FGTS pelo Caixa Tem pode causar transtornos

Novo golpe do FGTS pelo Caixa Tem pode causar transtornos

Os golpes em aplicativos de bancos estão cada vez mais comuns, principalmente depois da chegada do pix, que gerou diversos transtornos. A malícia segue aumentando, e agora os golpistas se concentram em mais um tipo de golpe: o saque do FGTS pelo aplicativo do Caixa Tem. 

Durante esse golpe, o bandido vai atrás do roubo do valor do saque extraordinário do FGTS, R$1 mil, que é desviado a partir de invasões no aplicativo do Caixa Tem, com os dados legítimos da vítima (CPF, RG e data de nascimento, por exemplo). Com esses dados é possível não somente acessar a conta, mas também fazer o cadastro daqueles que não a possuem. 

“O ataque mais comum é conhecido como engenharia social, que consiste em obter dados pessoais que permitam o acesso total à conta do usuário. Para roubar a senha dos usuários, os criminosos costumam enviar mensagens SMS falsas informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco. Ao digitar a senha no referido site falso, o cliente fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo, sendo o bastante para que perca todo o dinheiro que lá está depositado”, diz Ricardo Galvão, docente da Wyden e doutor em finanças.

Como evitar passar pelo golpe também é uma questão importante para os usuários, Ricardo esclarece: “Para evitar o golpe explicado, basta que o usuário não clique em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros. Em caso de dúvidas, acesse o aplicativo diretamente pelo telefone sem clicar em nenhum link. Por fim, evite receber ajuda de terceiros e recorra aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta. Seguindo as dicas apresentadas, será prático e rápido aproveitar as funcionalidades do aplicativo Caixa Tem”.

Outra dica importante é, para quem ainda não tiver feito o cadastro, realizá-lo o mais rápido possível. Durante o golpe, muitos dos bandidos utilizam emails e telefones de terceiros para finalizar o cadastro. Ou seja, o ideal é manter seus dados atualizados para que isso não aconteça. Outra forma de se proteger é, sempre que o dinheiro cair na conta do Caixa Tem, transferi-lo de imediato para outra conta.

Caso você passe pelo golpe, é importante coletar indícios de que não foi você quem sacou a quantia. Faça capturas de tela que confirmem as divergências nos dados ou do extrato, entre em contato com a Caixa Federal ou vá em uma agência física para buscar uma solução. A Caixa tem um canal exclusivo para denúncias, pelo número 0800 512 6677.

Novo golpe do FGTS pelo Caixa Tem pode causar transtornos

Fonte: FolhaPE