SES-PE confirma primeira morte por dengue este ano

Nesta sexta-feira (16) a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a primeira morte por dengue no estado este ano. A vítima é uma idosa de 62 anos que morava em Limoeiro e tinha histórico de hipertensão, diabetes e tabagismo. 

A morte aconteceu no dia 26 de abril, mas quando notificadas, mortes por arboviroses precisam passar por um processo de investigação para a confirmação. Por isso, os óbitos por dengue, chikungunya ou zika não são confirmados de imediato.

Pessoas com comorbidades, doenças crônicas, ao serem infectadas pelos vírus da dengue, têm um risco maior de evoluir para as formas graves e complicações da doença. Além disso, a dengue evolui de forma mais severa entre crianças e idosos. 

Ainda de acordo com o boletim da SES-PE, só neste ano, de 1º de janeiro a 3 de junho, foram notificados 13.900 casos da doença e confirmados 1.403. 

Pernambuco agora totaliza quatro mortes causadas por arboviroses, sendo um por dengue e três decorrentes de complicações da chikungunya. Outras 16 mortes estão sendo investigadas no momento. 

A SES-PE ainda disse que em 2022, “no mesmo período foram notificados 39 óbitos suspeitos, dos quais 6 foram confirmados (sendo 4 por chikungunya e 2 por dengue), 29 descartados, 2 em investigação e 2 de outro estado”, afirmou.