Novembro mais quente da história: 2023 segue quebrando recordes

Novembro mais quente da história: 2023 segue quebrando recordes

2023 já é o ano mais quente da história e agora o recorde mensal foi quebrado pela sexta vez consecutiva

Pelo sexto mês consecutivo o mundo bateu recordes de temperatura. De acordo com o anúncio do observatório europeu Copernicus feito nesta quarta-feira (6), novembro de 2023 foi o mais quente da história.

O que você precisa saber?

  • Novembro de 2023 foi o mais quente já registrado;
  • Esse é o sexto recorde seguido de mês mais quente da história batido este ano;
  • O que faz 2023 ser considerado o ano mais quente já registrado oficialmente.

O mundo vem registrando esses recordes de forma consecutiva desde junho. Aliás, por conta disso, 2023 já é considerado o ano mais quente já registrado. O caso também não é isolado, já que os últimos oito anos formam o período mais quente da história.

2023, o ano mais quente da história

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou durante a abertura da COP-28 que estes recordes de temperatura deveriam “fazer os líderes mundiais suarem frio”. “Isto é mais do que apenas estatísticas”, completou ainda Taalas. “Corremos o risco de perder a corrida para salvar nossas geleiras e frear o aumento do nível do mar”, disse ele.

A temperatura média do ar em novembro foi de 14,22°C, 0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020 e 0,32°C acima do novembro mais quente anterior, em 2020.

As extraordinárias temperaturas globais de novembro, incluindo dois dias mais quentes do que 2ºC acima do período pré-industrial, significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história. Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

“Os gases de efeito estufa estão em níveis recordes. As temperaturas globais estão batendo recordes. O mar está em níveis recordes e a camada de gelo marinho da Antártica nunca foi tão fina”, disse o chefe da Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão da ONU, Petteri Taalas.