PF faz operação contra fraudes em empréstimos do Banco do Nordeste

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Olinda. Investigação apura gestão fraudulenta na instituição. Ao todo, seis pessoas são investigadas.

A Polícia Federal desencadeou a Operação Impunitas, nesta terça-feira (11), para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em Olinda e em Caruaru, no Agreste do estado, sendo dois em cada cidade. A ação faz parte de uma investigação sobre fraude na concessão de empréstimos no Banco do Nordeste, com aprovação de crédito para empresas sem capacidade.

Policiais federais realizam operação no bairro de Casa Caiada, em Olinda, nesta terça-feira (11) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo
Policiais federais realizam operação no bairro de Casa Caiada, em Olinda, nesta terça-feira (11) — Foto: Elvys Lopes/TV Globo

A investigação começou em maio deste ano, em Caruaru, sob a responsabilidade do delegado federal Márcio Tenório. Segundo a PF, essas empresas não tinham condições financeiras de arcar com os empréstimos, mas ainda assim conseguiam os valores junto ao BNB. O G1 entrou em contato com o banco em Pernambuco e aguarda resposta.

Policiais federais foram vistos cumprindo mandados em um prédio no bairro de Casa Caiada e em outro endereço em Bairro Novo, em Olinda, mas não foram dados detalhes do que foi apreendido nem quem são os alvos.

Segundo a PF, seis pessoas são investigadas. Foram pedidos sequestros de bens e retenção dos passaportes dos envolvidos, mas os nomes deles e outros detalhes da ação não forma informados. Os crimes que estão sendo investigados são de gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Os materiais apreendidos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Caruaru.

Com informações do G1